-
26
maio
Miniaturas que salvam vidas: Maquetes educativas do Projeto Transformar despertam a consciência no Maio Amarelo
Em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Projeto Transformar, programa educativo da Transporte Excelsior voltado a filhos de colaboradores e alunos da rede municipal de ensino, realizou durante esse mês atividades de conscientização e prevenção de acidentes.
Entre as ações promovidas pela professora Carmela Duarte, destaca-se a interação das turmas por meio da elaboração de maquetes dinâmicas, com o objetivo de estimular o aprendizado sobre sinalizações e regras em avenidas movimentadas.
“Gostei muito de pintar as ruas. É importante saber o significado das placas e é bom porque passamos o ensinamento para os adultos também”, afirmou o pequeno Renato, do 5º ano.
“O semáforo mostra quando é para frear, atravessar na faixa e prestar mais atenção. Não pode buzinar em túnel e outras mostram que não pode vir na contramão”, contou Nathalye, de 10 anos.
A abordagem didática é fundamental para que as crianças se tornem pedestres e futuros condutores responsáveis. De acordo com a professora Carmela Duarte, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis nas rodovias.
“Quando os valores da do tráfego prudente são passados desde a infância, eles internalizam essas informações e se tornam multiplicadores desses conhecimentos entre seus familiares e amigos. Essa disseminação de comportamentos seguros ajuda a criar uma cultura de respeito no trânsito”, assegura.
A Transporte Excelsior reafirma seu compromisso de proteção às crianças por meio da educação. Dentre os princípios da transportadora, está o apoio a ações que reforcem a importância do comportamento seguro em todas as circunstâncias. Investir na educação viária é um acreditar no futuro, com vistas à construção de uma sociedade mais consciente com a segurança no trânsito.