-
03
ago
É dada a largada: 34ª turma da Escolinhas de Motoristas tem início na Transporte Excelsior
Durante o mês de julho, a Transporte Excelsior promoveu atividades de integração para a 34ª turma da Escolinha de Motoristas. Nesse segundo semestre, os encontros tiveram como objetivo formar um time de condutores comprometidos com os valores da empresa. Os 10 alunos do novo grupo conheceram os processos administrativos da empresa, assim como os benefícios concedidos aos colaboradores.
Há mais de duas décadas, o projeto oferece conhecimento técnico aos motoristas sem experiência. Após passarem pelo processo de seleção, os alunos participam de aulas teóricas e práticas durante seis meses. O quadro de professores é formado pelos profissionais mais experientes da empresa e instrutores contratados. Atualmente, grande parte do quadro de condutores da transportadora é formado por egressos da Escolinha, iniciativa que já formou mais de 300 alunos.
No último dia 25, os futuros motoristas da empresa participaram das palestras ministradas pelos representantes dos Alcoólicos Anônimos (AA) e da Casa da Criança e do Adolescente. O AA é uma irmandade de pessoas que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudarem outras pessoas a se recuperarem do alcoolismo. O consultor e analista comportamental doutor Marcos Ramos falou sobre a importância da mensagem passada pelo grupo.
“Embora haja anonimato dos integrantes, o recado passado não é anônimo. As pessoas não precisam saber que você é alcoólatra. O princípio da equipe está acima da exposição da personalidade, mas a lição de que o álcool traz problema deve ser passada. Não podemos deixa-la morrer”, afirmou.
A Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda foi fundada em 1996. A Organização da Sociedade Civil (OSC) visa a assegurar ao público infanto-juvenil a garantia dos seus direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à moradia e ao lazer, além da defesa de qualquer forma de negligência, discriminação e violência. Comandaram o bate-papo a educadora social e psicopedagoga Sandra Maria e o psicólogo Marcos Paulo.
“Cuidar da nossa geração é fundamental, principalmente em relação ao acompanhamento escolar. Nem sempre os pais conseguem ir às reuniões, mas alguém pode ir no lugar de vocês? Vocês também podem marcar um dia para irem até a escola conversar com a orientadora educacional para que ela passe o que foi dito. Estejam sempre atentos à formação dos filhos e das crianças próximas”, alertou Sandra.
Ao longo do curso, os instrutores Angelo Pimenta e Marco Antônio Vergílio supervisionam todas as etapas até a formatura dos Escolinhas. Já o instrutor Daniel Maia ministra aulas teóricas sobre 15 assuntos, entre eles direção defensiva e econômica, primeiros socorros, legislação e comportamento profissional.
“O dia 10 de julho de 2023 é uma data que com certeza será lembrada. Neste dia, iniciamos a 34° Turma de alunos no curso de formação de Motoristas Carreteiros. Dessa vez, o desafio será maior, pois temos um grupo misto de pessoas, homens e mulheres que acreditam em seus sonhos e confiaram a nós a responsabilidade de ajudá-los, a atingir o objetivo maior que é fazer parte da empresa, integrando o quadro de funcionários como Condutores Profissionais. Nós, instrutores, só temos a agradecer a todos pela confiança, por acreditarem e por nos permitirem fazer parte dessa evolução na vida dos aprendizes”, declarou Vergílio.
A Transporte Excelsior investe constantemente na capacitação profissional para gerar oportunidades de emprego e reunir um grupo de condutores comprometidos com todas as normas legais.