-
13
jul
Angelo Pimenta: de aluno a instrutor
O projeto “Escolinhas de Motoristas” é uma iniciativa que forma condutores profissionais desde 1999. Grande parte do quadro de motoristas da Transportadora é formada por egressos da iniciativa, que já formou mais de 300 alunos. Há 23 anos, Angelo Pimenta iniciou sua jornada na empresa através da Escolinha e, atualmente, é instrutor do projeto que serviu de porta de entrada ao mundo do transporte siderúrgico.
Salvador foi o destino de sua primeira viagem em um Truck, o frota 378. Condutor e empresa possuem histórias que se completam.
“Comecei com o instrutor Sr. Toninho. Após três meses, fiz Nordeste com baú. Rodei todo o Brasil com carga seca, siderurgia e caçamba ao longo desses anos. A Escolinha prepara profissionais responsáveis, capacitando-os desde o início, com instrutores experientes na teoria e na prática”, afirmou.
Viajar pelas estradas do país está entre os prazeres da jornada do carreteiro. A profissão traz uma série de oportunidades de intercâmbio cultural, que proporciona o conhecimento de outras realidades e pessoas. No entanto, a ocupação também apresenta desafios.
“O principal é o tempo que ficamos longe de nossas famílias e as preocupações relacionadas aos contratempos que podem ocorrer”, declarou.
Nesse sentido, algumas características são essenciais para ser um motorista de excelência. Além de amar a função, o que torna as tarefas do dia a dia mais satisfatórias, é preciso saber lidar com o próximo. Ser atento e pontual também são pontos indispensáveis à profissão. O condutor também deve seguir todas as regras de segurança consigo e com o veículo, bem como se adequar às normas da empresa.
A Transporte Excelsior investe constantemente na capacitação profissional para gerar oportunidades de empregos e formar um time de motoristas comprometidos com os valores em excelência no atendimento ao cliente, com respeito a todas as normas legais, inclusive as de segurança e ambientais.
O compromisso com o bem-estar dos colaboradores permanece como pilar fundamental à continuidade dos serviços prestados. Angelo conta sobre o auxílio da transportadora durante sua trajetória.
“Toda a minha história na empresa foi marcante, principalmente o momento em que fui designado a ser instrutor, pela confiança e reconhecimento. A Transporte Excelsior é presente na minha vida desde o início da minha carreira. Grande parte do que sei, aprendi com ela. Sempre recebi todo apoio para me tornar o caminhoneiro e professor que sou hoje”, finalizou.