-
31
ago
Agentes da Polícia Rodoviária Federal realizam campanha de segurança no trânsito na Transporte Excelsior
A Transporte Excelsior recebeu, nesta terça-feira (30), os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para uma palestra de conscientização no trânsito. Realizada em escolas, igrejas e empresas, a abordagem também ocorre em veículos com o objetivo de alertar condutor e passageiros sobre o comportamento seguro e adequado nas estradas.
Cerca de 30 pessoas participaram do evento, que contou com a explicação de dados de acidentes de trânsito dos últimos anos. Segundo Lorrana França, agente da PRF, o intuito principal da atividade é prevenir acidentes.
“Pra gente que faz parte da Polícia Rodoviária Federal, é muito gratificante trazer assuntos de educação no trânsito e de gestão emocional. Não é um assunto muito falado nas campanhas educativas, mas é um assunto muito importante para os motoristas que passam muito tempo nas estradas e muitos problemas”, afirmou.
De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, a falha humana é a principal causa dos acidentes com mortes em rodovias federais, os quais custaram R$ 36 bilhões por ano desde a criação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
Nesse sentido, os agentes reforçaram a importância de praticar a direção defensiva e cumprir o tempo de descanso. O CTB prevê, em seu artigo 67-C, a necessidade de descansar por 11 horas, no mínimo, a cada período de 24 horas. O agente Raul Monteiro falou sobre a experiência de realizar a ação na transportadora.
“O objetivo de difundir o conhecimento sobre os cuidados no trânsito foi atingido na palestra de hoje. As campanhas de conscientização têm ajudado desde 2012, quando foram intensificadas com o intuito de diminuir os índices de morte e acidentes. Nesse momento, enxergamos que apenas as mudanças nas leis não seriam suficientes para conter os números negativos”, declarou.
Os policiais Shilton Thompson e Enéas Paes comentou o acolhimento dos colaboradores.
“A gente se sente bem atendido e bem recepcionado pela equipe da Transporte Excelsior e pelos motoristas. Eu acredito que todo mundo tenha saído daqui aprendendo realmente a maneira correta de se dirigir e de se conhecer emocionalmente. A gente se sente bem confortável de conversar e de passar nossas experiências pra eles”, contou Shilton.
“Além do ambiente adequado, pudemos observar a atenção dos participantes na palestra e na dinâmica com o bafômetro. Em comparação com atividades em outros lugares, essa foi a mais produtiva”, finalizou Enéas.