-
24
fev
Missão e valores da Transporte Excelsior são destacados durante integração da 32ª Escolinha de Motoristas
Na quinta-feira, 9, a Transporte Excelsior promoveu o encerramento da integração da 32ª Escolinha de Motoristas. Organizado pela assistente social Priscila Perrut, o encontro teve como objetivo formar um time de motoristas comprometidos com os valores da empresa. Os 17 alunos da nova turma conheceram, ao longo do mês de janeiro, os processos administrativos da empresa, assim como os benefícios concedidos aos colaboradores e o apoio de toda a rede de funcionários a cada condutor, parte fundamental do crescimento da transportadora.
Além da psicóloga da Transporte Excelsior, Liciane Bianchini, participaram do evento integrantes do Alcoólicos Anônimos (AA) e da Casa da Criança, com o intuito de compartilharem o dia-a-dia de seus projetos com os aprendizes. Nesse sentido, buscou-se reforçar aos novos motoristas a importância da valorização e do respeito às pessoas para atingir a excelência tanto na prestação de serviços logísticos quanto no convívio familiar.
A Casa da Criança e do Adolescente é uma organização da Sociedade Civil (OSC) que atende 29 mil crianças e adolescentes de 0 a 18 anos por ano, vitimas de diversas formas de violência. A assistente social Isabela Marques e o psicólogo Marcos Paulo palestraram sobre violações de direitos contra o público infanto-juvenil. O bate-papo realizado pelo AA tratou dos efeitos adversos da combinação entre álcool e direção. Já a conversa com Liciane abordou a relevância da saúde mental e o preconceito enfrentado por quem faz acompanhamento profissional.
Responsável pela mediação, Priscila afirmou que as vantagens do evento vão para além da empresa.
“Quando penso em integração, penso no quanto é importante aproximar o colaborador da empresa. Durante esses dias nossos alunos aprendem sobre como conduzir bem um caminhão, mas além disso, entendem como é ser motorista da Transporte Excelsior. Nessa edição, procurei reunir diferentes profissionais de diferentes instituições que pudessem agregar ainda mais valor e trazer benefícios tanto profissionais, quanto pessoais. Enquanto assistente social da empresa, me preocupo sempre em elaborar e coordenar projetos para que as políticas e direitos sociais sejam acessíveis a todos os colaboradores. Estou muito feliz com o resultado dessa atividade e desejo sucesso aos nossos motoristas aprendizes nessa jornada”, declarou.
Há mais de 20 anos, o projeto oferece conhecimento técnico aos motoristas sem experiência. Após passarem pelo processo de seleção, os alunos participam de aulas teóricas e práticas durante seis meses. O quadro de professores é formado pelos profissionais mais experientes da empresa, instrutores contratados e parceiros do Sest Senat. Atualmente, grande parte do quadro de condutores da transportadora é formado por egressos da Escolinha, projeto que já formou mais de 300 alunos.
Rafaela Cardoso, analista de logística sênior, destacou o acompanhamento feito pelo setor de rastreamento no último mês.
“Nessa turma do 1º semestre de 2023, tive a oportunidade de representar a nossa Central de Controle Operacional e passar um tempo com os novos alunos do Projeto Escolinha de Motorista da Transporte Excelsior. Tivemos uma troca de experiências e conhecimentos voltados na área de rastreamento, monitoramento, controle de jornada, tecnologia, logística e o mais importante, a conscientização de como priorizamos o gerenciamento de risco e consequentemente a segurança de quem está nas estradas. É gratificante poder contribuir em um projeto que transporta sonhos de uma nova oportunidade”, disse.
Ao longo do curso, os instrutores Angelo Pimenta e Marco Antônio Vergílio supervisionam desde a parte prática até a formatura dos Escolinhas. Já o instrutor Daniel Maia ministra aulas teóricas sobre 15 assuntos, entre eles direção defensiva e econômica, primeiros socorros, legislação, ética, direção econômica e comportamento profissional.
A Transporte Excelsior investe constantemente na capacitação profissional para gerar oportunidades de emprego e reunir um grupo de condutores comprometidos com as diretrizes empresariais no atendimento ao cliente, com respeito a todas as normas legais, inclusive as de segurança e ambientais.